Chegou a Primavera e isso merece ser celebrado!

Iniciamos hoje, 20 de março, a primavera. É nesta época do ano que as plantas começam a florir nos campos e as abelhas operárias iniciam intensamente a recolha de néctar e pólen. Uma abelha pode “visitar” mais de 500 flores durante o dia e se o tempo estiver favorável, podem trabalhar quase ininterruptamente à procura de alimento. Esta atividade mais intensa das abelhas ocorre normalmente no início da primavera até meados de junho.

As abelhas são fundamentais para a manutenção da vida humana e da sustentabilidade do planeta. Sem elas, a sobrevivência da humanidade ficaria gravemente ameaçada, e isso está bem patente na famosa frase de Albert Einstein, segundo a qual, “se a abelha desaparecesse da face da Terra, o homem não teria mais do que quatro anos de vida”.

Atualmente, as abelhas correm risco de extinção. Cerca de 1/3 das populações de abelhas na Europa estão já em forte declínio e 20% das espécies ameaçadas são endémicas. O uso de herbicidas e pesticidas são das principais ameaças para as abelhas.

Se costumas ter medo de abelhas e o teu primeiro comportamento é matá-las quando as encontras, pensa duas vezes. No limite, proteger as abelhas é proteger a tua própria vida e a do planeta. Se não sabes como fazê-lo, deixamos algumas dicas:

  • Planta em abundância, no jardim ou na horta, várias espécies de flores nativas, que floresçam em diferentes estações do ano;
  • Compra mel e outros produtos derivados das abelhas a produtores locais e sustentáveis;
  • Evita o uso de pesticidas, herbicidas e outros produtos nocivos na horta ou jardim;
  • Conserva uma fonte de água no exterior para as abelhas;
  • Avisa as autoridades competentes caso encontres um ninho de vespas asiáticas, uma vez que esta é uma espécie invasora e predadora das abelhas;
  • Partilha informação sobre a importância das abelhas com os seus amigos e conhecidos.

É importante lembrar: as abelhas polinizam a maior parte das plantas que existem. Os polinizadores são fundamentais para a vida no planeta, têm enorme importância para o meio ambiente e para o Homem. Transportam o pólen entre flores, possibilitando a reprodução de plantas e a formação de frutos e sementes. Cerca de 80% das plantas cultivadas dependem dos polinizadores.

As abelhas são fundamentais para a manutenção dos ecossistemas e garantia de biodiversidade. Proteja-as!

Bem-vinda, querida primavera.