Dia Mundial do Meio Ambiente: o destaque é a importância das abelhas para a biodiversidade.

Pequenas, peludas e com um ferrão, as abelhas conseguem assustar algumas pessoas, mas são essenciais para a vida no planeta. Já ouviste falar da polinização? É tarefa mais importante da abelha e que nos assegura a vida.

Há mais de vinte mil espécies de abelhas no mundo e são responsáveis direta ou indiretamente por 80% de todos os alimentos a nível mundial. Mas como? Através polinização. As flores, tal como outros seres, têm órgãos masculinos, os estames e órgãos femininos, os carpelos. Quando a abelha anda de flor e em flor, transporta consigo o pólen do órgão masculino para a parte feminina. E assim, dá-se a fecundação e nascem novas plantas, frutos e sementes.

Uma abelha visita dez flores por minuto, faz em média 40 voos por dia, percorre até 12 quilómetros e toca em cerca de 240 mil flores. Ufa!

A polinização é muito importante para o meio ambiente. Não só mantém como garante a sobrevivência das várias espécies de seres vivos como do meio ambiente onde eles vivem. A agricultura também depende da polinização, reproduzindo o que é cultivado. Quase 90% das espécies de plantas com flores silvestres do mundo precisa da polinização animal.

É tal a importância das abelhas para o planeta que há cientistas a desenvolver abelhas robot capazes de imitar o comportamento das abelhas reais e fazer polinização de forma artificial, pois, infelizmente, verificou-se uma grande redução nas população de abelhas nos últimos anos.

O desaparecimento das abelhas pode levar ao desaparecimento de flores, plantas, frutos, cereais e de alguns animais. Por isso quando vires uma abelha sorri!