APIMONDIA

A Apimondia é uma federação internacional de organizações relacionadas com a Apicultura. O nome "Apimondia" deriva das palavras latinas "apis" (abelha) e "mundus" (mundo), significando "Mundo das Abelhas". A principal missão da Apimondia é promover e apoiar a indústria apícola e os interesses dos apicultores à escala global.

As principais atividades e objetivos deste congresso são:

Promoção da Apicultura: A Apimondia tem como objetivo consciencializar sobre a importância da apicultura e o papel vital das abelhas na polinização e na agricultura. A organização trabalha para fomentar a apreciação das abelhas e dos produtos apícolas entre o público em geral.

Troca de Conhecimento: Organiza congressos internacionais, conferências e simpósios nos quais apicultores, investigadores e especialistas de todo o mundo podem compartilhar conhecimentos, descobertas de pesquisa e melhores práticas relacionadas com a apicultura.

Saúde e Conservação das Abelhas: A Apimondia está envolvida em iniciativas para proteger e melhorar a saúde das abelhas. Isso inclui a abordagem de questões como o distúrbio do colapso das colónias e a promoção de práticas sustentáveis na apicultura.

Padronização: A Apimondia trabalha na definição de padrões internacionais para produtos apícolas, incluindo mel, cera de abelha e equipamentos apícolas, para garantir qualidade e segurança para os consumidores.

Educação: Fornece recursos educacionais e programas para apicultores, visando melhorar as suas habilidades e os conhecimentos em Apicultura.

Publicações: Publicam materiais relacionados com a apicultura, incluindo revistas científicas e publicações para disseminar informações entre apicultores e a comunidade em geral.

Reconhecimento e Prémios: A Apimondia reconhece e premeia indivíduos e organizações pelas suas contribuições para a apicultura e a pesquisa relacionada com abelhas por meio de vários prémios.

Este Congresso desempenha um papel fundamental na relação com apicultores, investigadores e organizações numa escala global, contribuindo para ajudar nos desafios enfrentados pelas abelhas e pelos apicultores, além de promover práticas sustentáveis em benefício da agricultura e do meio ambiente. A apicultura é de extrema importância para a produção de alimentos devido ao papel crítico das abelhas na polinização de muitas das culturas alimentares do mundo.

A Apimondia realiza congressos internacionais a cada dois anos. Esses congressos são eventos globais significativos no campo da apicultura e geralmente atraem a participação de apicultores, investigadores, especialistas e interessados em abelhas de todo o mundo. Os congressos da Apimondia oferecem oportunidades para trocar conhecimentos, compartilhar descobertas de pesquisa, discutir questões relacionadas à apicultura e à saúde das abelhas, além de promover práticas sustentáveis na indústria apícola.

É importante observar que os congressos da Apimondia podem ocorrer em diferentes países a cada dois anos, com a localização a ser alterada de acordo com a edição do congresso. Portanto, o local exato e as datas dos congressos da Apimondia podem variar de edição para edição. Para obter informações atualizadas sobre os próximos congressos da Apimondia, pode consultar o site oficial da Apimondia ou os recursos de comunicação da organização.

Qual o tema em cada ano?

Os congressos da Apimondia abordam uma ampla variedade de temas relacionados com a Apicultura, a saúde das abelhas, a produção de produtos apícolas e a outras questões relevantes para a indústria apícola e a comunidade científica. Cada congresso geralmente tem um tema principal, mas também inclui sessões e workshops sobre uma ampla gama de tópicos. Os temas específicos podem variar de um congresso para outro. Alguns exemplos de temas principais de congressos passados da Apimondia incluem:

2022 - O 47.º Congresso Apimondia, originalmente programado para acontecer em Ufa, Rússia, teve como tema "Beekeeping and Apitherapy in the 21st Century." Voltou a ser organizado em Istambul, na Turquia, em 2022.

2019 - O 46.º Congresso Apimondia ocorreu em Montreal, Canadá, com o tema "Beekeeping: Bridging the Gaps!".

2017 - O 45.º Congresso Apimondia teve lugar em Istambul, Turquia, com o tema "A World of Bees."

2015 - O 44.º Congresso Apimondia ocorreu em Daejeon, Coreia do Sul, com o tema "Beekeeping for Green Life."

2013 - O 43.º Congresso Apimondia aconteceu em Kiev, Ucrânia, com o tema "Apiculture - For the Benefit of Mankind".

Este ano, o 48.º Congresso Apimondia aconteceu em Santiago, no Chile, com o tema “Sustainable Beekeeping, from the south oh the world”

Cada congresso da Apimondia aborda uma combinação de tópicos científicos, técnicos, de gestão apícola e de saúde das abelhas. Os temas são escolhidos para refletir as preocupações e os avanços mais recentes no campo da apicultura e para promover a troca de conhecimento e experiências entre os participantes. Para obter informações atualizadas sobre o tema e os tópicos específicos de um congresso Apimondia futuro, é recomendável verificar o site oficial da Apimondia ou os materiais de divulgação do evento.

Como é decidido o país do Congresso?

A decisão sobre qual será o próximo país acolher o congresso da Apimondia é tomada por meio de um processo de candidatura e seleção. Aqui estão os passos gerais envolvidos no processo de seleção do país anfitrião:

Convocação de Candidaturas: A Apimondia geralmente emite uma convocação aberta para países interessados em sediar o próximo congresso. Isso é anunciado publicamente e divulgado entre as organizações de apicultura e outras partes interessadas em todo o mundo.

Submissão de Candidaturas: Os países interessados em sediar o congresso apresentam suas candidaturas à Apimondia. Isso geralmente envolve a preparação de um dossier de candidatura que inclui informações sobre o local proposto, a infraestrutura disponível, as instalações de conferência, o apoio governamental, a acessibilidade e outros fatores relevantes.

Avaliação das Candidaturas: A Apimondia estabelece um comité ou grupo de avaliação para analisar as candidaturas recebidas. Esse comité avalia as propostas com base em critérios como a adequação das instalações, a capacidade de organização, o apoio local e a logística.

Seleção do País Anfitrião: Com base nas avaliações das candidaturas, a Apimondia seleciona o país anfitrião para o próximo congresso. A decisão é geralmente anunciada publicamente no penúltimo congresso.

É importante observar que a seleção o do país anfitrião geralmente é feita com bastante antecedência (4 anos), muitas vezes vários anos antes do congresso em si. Isso permite que o país anfitrião tenha tempo suficiente para preparar as instalações, a logística e os detalhes organizacionais necessários para receber um evento internacional desse porte.

Além disso, o processo de seleção do país anfitrião é geralmente conduzido de maneira transparente e competitiva, com o objetivo de escolher o local que ofereça as melhores condições para o sucesso do congresso e para a participação de apicultores e especialistas de todo o mundo.

Em 2025, o evento volta à Europa, na cidade de Copenhaga (Dinamarca) - esperamos que tal permita a presença de mais representantes portugueses.

Na cerimónia de encerramento do 48.º Congresso Apimondia, Dubai e Tanzânia foram a votos, para definir o anfitrião da Apimondia 2027... e a maioria dos delegados confiou no projeto apresentado pela Tanzânia, levando maior evento do setor a África.