Elixir Dourado: O Mel

Descubra os benefícios do Mel

O mel possui propriedades nutritivas e terapêuticas que trazem vários benefícios à saúde, uma vez que é rico em antioxidantes, sendo capaz de proteger as células do envelhecimento precoce e regular os níveis de triglicerídeos e colesterol, diminuindo o risco e acumulação de gordura nas artérias, bem como o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Além disso, é rico em antioxidantes, ajuda na diminuição da pressão sanguínea, e ainda contém propriedades antimicrobianas que ajudam a combater infeções causadas por fungos, vírus e bactérias. Ajuda, também, no alívio da dor de garganta e da tosse, por exemplo, e pode ser usado como adoçante natural.

No entanto, mesmo com todos estes benefícios, o mel deve ser consumido com moderação, já que é rico em calorias e açúcar, o que pode contribuir para o ganho de peso e desregulação dos níveis de açúcar no sangue, principalmente quando consumido em excesso.

Vejamos mais detalhadamente os benefícios do mel:

Poder para impulsionar o sistema imunológico

Um dos benefícios mais proeminentes do mel reside na sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico. Repleto de antioxidantes, vitaminas e minerais, o mel atua como um formidável aliado na promoção de uma resposta imunológica saudável. As propriedades antibacterianas naturais presentes no mel podem ajudar a combater certas infeções e apoiar os mecanismos de defesa do corpo. O consumo regular de mel tem sido associado a um sistema imunológico fortalecido, reduzindo as possibilidades de adoecer e favorecendo uma recuperação mais rápida de doenças comuns.

 

Propriedades calmantes e curativas

O mel há muito que é referenciado pelas suas notáveis ​​propriedades calmantes e curativas. Graças à sua composição natural, o mel pode ser usado topicamente para tratar uma variedade de problemas de pele. Aplicado em pequenos cortes, queimaduras ou arranhões, este elixir dourado cria uma barreira protetora que ajuda a prevenir infeções enquanto promove a cicatrização. As suas propriedades antimicrobianas também tornam o mel um tratamento eficaz contra a acne, uma vez que pode reduzir a inflamação e matar as bactérias causadoras da acne. Além disso, as qualidades hidratantes do mel podem nutrir e hidratar a pele, deixando-a macia e flexível.

 

Poder Nutricional

Além do seu sabor incrível, o mel é uma potência nutricional. Contém uma mistura de carboidratos, enzimas, aminoácidos, vitaminas e minerais que fornecem um aumento de energia e apoiam o bem-estar geral. Como uma fonte natural de carboidratos de liberação rápida, o mel é um excelente lanche pré ou pós exercício, fornecendo ao corpo uma fonte de energia prontamente disponível. Além disso, as enzimas presentes no mel auxiliam na digestão, promovendo um intestino saudável e garantindo uma absorção eficiente dos nutrientes dos alimentos que ingerimos.

 

O mel deve ser consumido em pequenas quantidades, uma vez que possui muitas calorias. Por isso, é indicado consumir no máximo 2 colheres de chá por dia, que podem ser adicionadas a sumos, vitaminas, bolachas, bolos ou outras receitas culinárias.

Além disso, é importante dar preferência ao mel puro e, se possível, de cultivo orgânico, uma vez que o mel industrializado vendido em supermercados geralmente contém outros ingredientes, sendo menos benéfico para a saúde.

 

Mesmo que o mel possua muitos benefícios, existem algumas restrições e é contraindicado para algumas pessoas em algumas situações como:

Crianças menores de 2 anos de idade: até o segundo ano de idade, como o sistema digestivo da criança pode não estar completamente desenvolvido, existe alto risco de intoxicações graves de botulismo por uma bactéria encontrada comumente no mel;

Diabéticos: apesar de possuir muitos benefícios em relação ao açúcar branco, pessoas com diabetes devem evitá-lo por conter açúcares simples que aumentam a glicemia do sangue;

Alérgicos: para evitar os sintomas como vermelhidão na pele, comichão no corpo e na garganta, lábios inchados e olhos a lacrimejar de quem é alérgico ao mel, o ideal é evitar o consumo, tanto do mel como de produtos que o contenham;

Intolerância à frutose: como a frutose está presente na composição do mel, pessoas intolerantes não podem consumi-lo;

 

Com a quadra natalícia a chegar, este elixir dourado é sempre bem-vindo na mesa de Natal, seja para acompanhar um belo queijo, seja para cobertura das tradicionais rabanadas.

Além disso, um frasco de mel é sempre uma ótima opção para oferecer no Natal. ;)

A verdade é que o Mel é, sem dúvida, um dos presentes mais doce da Natureza!